29 de agosto de 2016

Mitos e verdades sobre clareamento dental com a Dra. Lívia da Maison Clarittá


Oii gente! Hoje venho tratar de um assunto muito interessante: Clareamento Dental. O Invenção Pink também é um blog sobre lifestyle, então achei super válido falar mais detalhes sobre esse assunto aqui com vocês! Quem me acompanha lá no Instagram (@bloginvencaopink) já me viu falar algumas vezes sobre clareamento e sobre a Maison Clarittá, agora vou mais falar sobre, aqui no blog, e contar mais para vocês como funciona  esse procedimento, que estou fazendo atualmente. Nesse primeiro post fiz uma entrevista com a Dra. Lívia que é a dentista responsável pela Maison Clarittá e esclareci algumas dúvidas.



Minha nossa e são muitas dúvidas sobre o clareamento, eu tinha várias, que vocês também tem e nas minhas pesquisas aqui pela net achei outras (muitas) dúvidas. O que eu fiz?? Juntei todas e levei para a Dra. Lívia responder!! Então vamos lá!


- Qualquer pessoa pode fazer um clareamento dental?

Sim, qualquer pessoa pode fazer um clareamento dental!


- A partir de qual idade o clareamento pode ser feito?

A partir de 13.


- Os resultados variam dependendo da idade do paciente?

Depende da fisiologia do paciente. Mas até hoje nós temos aqui na Maison resultados excelentes! A idade não é um fator limitante. Por exemplo já fiz aqui em pacientes de 65 anos, 68 anos e tive resultados muito bons. Talvez não clareie na mesma velocidade, mas clareia!


- Existem contra - indicações para se fazer um clareamento?

Sim, por exemplo em crianças, não se pode clarear um dente infantil. Por conta da idade, o dente ainda não está em completa formação. Quando se faz clareamento com o gel a contra - indicação são para as grávidas e lactantes. Mas com a luz violeta não, grávidas e lactantes podem fazer.


- Como é feito o clareamento dental?

Nós temos várias modalidades de clareamento, hoje eu posso dividir em clareamento com gel  e clareamento sem gel. No com gel, é utilizado a moldeira, o clareamento a laser, o com led, que inclusive causa uma sensibilidade terrível, e a gente aqui na Maison não trabalha com ele. E tem ainda o clareamento dental sem gel, que é com a luz violeta, onde a própria luz interage com os pigmentos do dente, quebra esses pigmentos e aí a gente tem o clareamento.


- O clareamento pode enfraquecer ou desidratar os dentes?

Nunca, jamais! 


- O procedimento causa dor?

Depende do clareamento. Por exemplo o clareamento com gel feito com led, dói muito, porque ele é feito com fotopolimerizador, é uma ação termoquímica, que esquenta. E o gel por si só ele já é forte e com o calor pode provocar dor. Agora o clareamento com luz violeta não! (Essa eu confirmo desde já gente, de fato o clareamento com a luz violeta não dói nada!)


- Existe diferença no resultado entre o clareamento de dentes com canal, de dentes sem canal?

Existe. Geralmente quando o dente está feito canal e está escurecido, nos abrimos o dente e fazemos um clareamento interno. E se por exemplo o dente está feito o canal e não está escurecido é um dente normal, como outro qualquer.


- O clareamento pode alterar ou prejudicar as restaurações já existentes??

Não. Ele não prejudica e nem altera. O que acontece é que o clareamento ele só age nos dentes, as restaurações não vão clarear, jamais. Então ás vezes no final dependendo do local da restauração, se for nos dentes da frente, a gente tem que trocar por conta da cor, não porque foram prejudicados pelo clareamento.


- Os dentes clareados podem ficar machados outra vez?

Depende. O clareamento ele dura. Tem uma durabilidade muito boa. Mas os cuidados tem que ser respeitados enquanto você está fazendo o clareamento. Não adianta nada você estar fazendo um clareamento hoje aqui, a laser ou com luz violeta e atravessar a rua e tomar uma coca - cola, porque aí vai manchar, pode ficar até pior!



Perguntei para a Dra. Lívia sobre os cremes dentais que dizem vir com substâncias que clareiam os dentes, e vemos muitas vezes dizerem que com o uso frequente deles, os dentes ficam mais claros, e ela me respondeu o seguinte: - Não, eles não clareiam. É mito, esses cremes dentais clareadores não clareiam. Mas o que acontece, um dente que já foi clareado, que já passou pelas mãos de um profissional, os cremes dentais clareadores evitam o manchamento. Então ele mantém a cor do dente. 

E também muito cuidado com esses produtos que vem escrito expressão whitening (branqueamento) na embalagem, pois podem prejudicar os dentes, eles contém mecanismos abrasivos que com o uso prolongado vão removendo a camada superficial do esmalte do dente. Eles de fato limpam, tanto que podem tirar dos dentes até o que não precisa ser removido.

Outra questão que eu também achei importante falar aqui para vocês é sobre os enxaguantes bocais. Os recomendados são os SEM ÁLCOOL, pois os que possuem álcool em sua composição podem prejudicar a saúde da boca a longo prazo. - Os enxaguantes bocais com álcool, a partir de estudos foi possível comparar seu uso a questão do alcoolismo. Com o passar dos anos, ele pode desenvolver câncer de boca. Então se verificou que se você usar enxaguante todos os dias por anos, você pode estar correndo os mesmo riscos de uma pessoa alcóolatra.



- Os dentes ficam completamente brancos?

Eu gosto do termo claro. Não gosto de usar o termo branco, porque o clareamento sempre vai obedecer a naturalidade do dente. O degradê natural do dente. Como assim degradê natural?? Próximo a gengiva ele sempre é um pouco mais escurecido. Então por mais que ele seja clareado você vai notar uma extratificação do tom claro. 


- Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o de consultório?

Eu digo o seguinte, tomem muito cuidado com esse tipo de clareamento, porque ele não é assistido por um profissional. Se você for fazer um clareamento, vá a um profissional. Por mais que ele passe um clareamento caseiro para você, vai ser assistido, vai ser acompanhado pelo profissional, você não vai estar sozinho. Ás vezes usa uma luz, mas que luz é essa? Você não sabe. Usa um gel, mas que gel é esse? Você não sabe. Por quanto tempo vai usar? Você também não sabe. Então SEMPRE procure um profissional antes de procurar um clareamento. 


- Quais problemas podemos ter, se não tivermos a orientação de um dentista?

Esse tipo de clareamento tem a venda proibida no Brasil pela Anvisa. Pois estavam sendo usados de forma errada e indiscriminada, e podem provocar queimaduras na mucosa, podem provocar enfraquecimento dos dentes pois vão ser usados de forma contínua. Pois no consultório o profissional diz o limite. 


- O clareamento deixa os dentes sensíveis?

Sim, pode ficar, dependendo do tipo de clareamento, pode sim ficar com os dentes sensíveis. Para combater isso, mas claro cada tipo de clareamento é um tipo, então dependendo do tipo de clareamento, por exemplo por fotopolimerizador, pode deixar muito sensível, então nós aqui na Maison temos um laser terapêutico para combater a sensibilidade, temos os bochechos. E agora com a luz violeta isso veio por água a baixo, não tem mais a possibilidade de deixar os dentes sensíveis.


Um ponto importante para falar novamente, é que cada paciente responde ao tratamento de uma forma diferente. Pois variam as fisiologias dos dentes de cada pessoa e depende também dos cuidados do próprio paciente durante o tratamento. Ahh, e o clareamento não é feito com apenas uma sessão. Um tratamento como esse chega a 3 sessões, e se for necessário mais. 

A Dra. Lívia é especialista em clareamento dental a laser, e a clínica é completamente voltada para esse tipo de clareamento. É experiência demais em clareamento viu gente!! Ahh e aqui nas fotos abaixo, como é lá a clínica, como vocês podem ver, o ambiente é maravilhoso!




Maison Clarittá - Clareamento Dental a Laser
Endereço: Av. Nossa Sra. de Fátima, 620c - Jóquei, Teresina - PI, 64048-180
Telefone: (86) 3085-2729
Instagram: @maisonclaritta



Eu ainda estou fazendo meu tratamento, e assim que terminar vou contar para vocês sobre a minha experiência. E você, já fez clareamento? Me conta aqui nos comentários como foi, se gostou. E quem tiver mais alguma dúvida deixem também aqui nos comentários! Beijocaaaxxx!!


Fotos: André Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário